Prestação de serviço de saúde domiciliar, home care, traz mais conforto ao paciente durante seu tratamento sem sair de casa
Home care: apesar do nome em inglês, o conceito é bem simples: atender pacientes em domicílio. O serviço é indicado para pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção e/ou não podem sair de casa para irem ao médico, fazer exames ou algum outro tipo de procedimento.
O home care pode ser realizado por um ou mais profissionais de saúde (equipe multidisciplinar, que podem incluir enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais) com a mesma segurança de uma unidade hospitalar.
O que é home care
A modalidade de assistência domiciliar é antiga. A prática começou na Inglaterra, em meados de 1800, quando William Rathbone, um rico empresário e filantropo, em parceria com Florence Nightingale, a “mãe” da enfermagem, construiu uma escola para dar conhecimentos técnicos a enfermeiras que cuidariam de pessoas que não podiam sair de suas casas. Logo a prática virou profissão, que se popularizou e se espalhou pelo mundo.
No Brasil, o serviço de cuidado em casa tem ganhado cada vez mais destaque no tratamento e cuidado paliativo.
Segundo dados do Censo 2019/2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), o Brasil prestou atenção médica para mais de 290 mil pessoas em casa, um aumento de 20% em comparação com o ano de 2018.
Como funciona o home care
Existem diversas formas de atendimento médico domiciliar. Algumas das mais comuns são a visita de um médico ou profissional da enfermagem para a aplicação e administração de medicamentos, acompanhamento da evolução do tratamento (cuidados paliativos), sessões com fisioterapeutas e realização de exames, por exemplo.
No Instituto Avançado de Imagem, os médicos especializados vão até a casa do paciente para fazer exames de diagnóstico e imagem, como ultrassonografia e Doppler.
“Os exames home care são indicados para pacientes que, por algum motivo, não podem sair de casa. Dessa forma, levamos os equipamentos até a residência da pessoa para que se realize os exames necessários com todo cuidado e conforto. Quando opta-se pela assistência médica domiciliar, diminui-se o risco à exposição de doenças transmissíveis e os custos de deslocamento até uma unidade de saúde“, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem.
Os equipamentos utilizados nos exames home care de ultrassonografia e Doppler são portáteis, o que permite um fácil transporte com a mesma qualidade daquele feito fora de casa.
“Assim que o exame é realizado na casa do paciente, o médico pode entrar em contato imediatamente com o colega que solicitou a análise. Isso garante ainda mais precisão no diagnóstico e confiabilidade, sem sair de casa”, diz Dr. Armênio.
O serviço de home care (exame em domicílio) é oferecido há mais de 20 anos pelo Instituto Avançado de Imagem em toda Grande São Paulo. São realizados todos os tipos de ultrassonografia (como ultrassom abdominal e pélvico) e Doppler colorido, com a mesma exigência às normas de saúde para promover o melhor diagnóstico em casa.
Home care e covid-19
Mesmo com a pandemia em baixa, muitas pessoas continuam optando por fazer exames em casa, a fim de evitar aglomerações. No Instituto, o atendimento domiciliar é realizado seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19.
Fontes:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Censo 2019/2020 Nead
Artigo publicado na PubMed Central: Mapping the literature of home health nursing
Sorry, the comment form is closed at this time.