Ultrassom 4D: a tecnologia que permite ouvir e ver o bebê de dentro da barriga

Exame usa ondas ultrassônicas para transmitir, em vídeo, as feições e movimentos da criança ainda na barriga da mamãe

 

Ultrassom 4D: para os papais mais ansiosos, esperar nove meses para ver o rostinho do futuro bebê pode parecer uma eternidade. Mas aquela dúvida de que a criança será a cara do pai ou da mãe não precisa mais esperar tanto tempo.

A medicina dispõe de uma tecnologia que complementa o Ultrassom, chamada de 4D. O aparelho funciona da mesma maneira que um exame de Ultrassom tradicional (conhecido como 2D), contudo, recebe e transmite na hora as imagens em três dimensões e em tempo real, podendo ser gravada em vídeo na nuvem, para ser assistida e compartilhada quantas vezes quiser.

Ultrassom 4D: como funciona

O Ultrassom 4D é semelhante ao Ultrassom obstétrico: a grávida fica deitada em uma posição confortável para avaliação do bebê. O médico passa um gel aquecido especial na barriga da mamãe para o transdutor deslizar mais facilmente e, depois disso, as imagens e sons são transmitidos na tela”, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, médico Radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).

As imagens capturadas são analisadas tecnicamente pelo médico responsável e encaminhadas, após o exame, para uma nuvem contratada pela clínica. 

No IAI, é possível ter, em vídeo, essa recordação única.

Além do Ultrassom 4D, existem a Ultrassonografia em 3D (imagem com profundidade estática) e 2D (a versão tradicional mais conhecida do exame).

Do ponto de vista técnico, o ultrassom 4D, por ter alta definição, pode trazer uma identificação mais detalhada de um possível lábio leporino, anencefalia e malformações do bebê. Mas de toda forma, não substitui a versão 2D durante o pré-natal”, diz.

Para a mamãe realizar o exame, a recomendação é fazê-lo entre a 26º e 30º semana de gestação, que é quando o feto já começa a criar tecidos de gordura pelo corpo, o que facilita uma leitura melhor de sua aparência e órgãos. Nesse período, já é possível ver o bebê abrindo os olhos e até mostrando a linguinha.

É importante ressaltar que nem sempre será possível ter uma boa imagem do bebê, que pode estar de costas, com a placenta ou cordão umbilical cobrindo seu rostinho e/ou outros empecilhos. Por isso, sempre oriento as grávidas a ter paciência e trocar de posição na maca para tentar a melhor imagem”, complementa o Dr. Armênio.

O resultado do ultrassom é entregue logo após o exame. 

O Instituto Avançado de Imagem oferece ultrassom 4D com gravação em nuvem! 

Marque seu exame pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.

O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.

Fonte: Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512

Você sabia que pode fazer ultrassom em casa? Confira mais sobre esse exame aqui!
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Logo