Elastografia hepática: cirrose e hepatite são doenças que podem ser detectadas pelo exame

O exame de imagem consegue avaliar o grau de rigidez (fibrose) do fígado e serve como diagnóstico inicial para acompanhamento de doenças hepáticas

O fígado é o maior órgão maciço do corpo humano, podendo chegar até a um quilo e meio. Seu poder de regeneração é importante para seu bom funcionamento, porém, caso seja continuamente exposto a lesões, pode-se desenvolver as doenças hepáticas crônicas (DHC).

Para diagnosticá-las de forma eficaz, entra em campo a elastografia hepática.

A elastografia hepática é um exame totalmente indolor e seguro. Sua indicação é recomendada para verificar a presença de fibrose no fígado, um órgão importante que tem como algumas de suas funções eliminar as toxinas do sangue, produzir proteínas e secreções como a bile.

Exame no fígado

A grande maioria das doenças hepáticas são silenciosas e podem provocar fibrose no fígado, o que aumenta sua rigidez. Quando isso acontece, o órgão passa a funcionar de forma anormal, comprometendo a saúde do paciente“, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).

Ele explica que doenças como cirrose e hepatite podem ser acompanhadas com precisão pela elastografia hepática.

O exame funciona como um ultrassom e não dói nada. A partir dele, podemos avaliar doenças como gordura no fígado, hepatite B, C ou alcoólica, além de cirrose. Usamos um transdutor, um aparelho simples que consegue captar as ondas ultrassônicas e transformá-las em imagens, transmitidas em tempo real no monitor“, conta o especialista.

Para a elastografia hepática, não existem contraindicações e não há necessidade de anestesia.

Na hora da elastografia

Geralmente, para fazer a elastografia hepática, o paciente deve estar em jejum de, pelo menos, quatro horas. Recomenda-se trazer exames anteriores relacionados ao fígado para uma análise mais completa.

O exame é feito com o paciente deitado em uma maca, de barriga para cima. Para trazer mais conforto na hora da elastografia, o médico usa um gel lubrificante na região, para melhor manuseio do transdutor.

Confira todas as informações sobre elastografia hepática aqui e fique por dentro de como funciona o exame.

Onde posso fazer elastografia hepática?

O Instituto Avançado de Imagem realiza elastografia hepática com todo o conforto e segurança que o paciente precisa. Clique aqui ou marque pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.

O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.

Fontes:

Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Logo