Elastografia hepática é segura? Saiba mais sobre o exame que avalia a fibrose do fígado
Exame pode ser indicado para diagnosticar doenças hepáticas, como hepatite, gordura no fígado e cirrose
Elastografia hepática é um exame não invasivo que avalia, através de ultrassom ou ressonância magnética, a presença de, principalmente, fibrose localizada no fígado. Esta condição reduz o fluxo sanguíneo no organismo e está relacionada a doenças que afetam o órgão, como esteatose (gordura no fígado), acompanhamento de hepatites B e C, cirrose e outras condições.
Os principais sintomas de uma fibrose no fígado são o tom amarelado de pele e mucosas, dor abdominal, cansaço contínuo, náuseas, perda de apetite e urina escura.
Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior é a chance de um bom tratamento diminuir os efeitos desta condição.
Como funciona a elastografia hepática?
“O exame funciona como um ultrassom abdominal, e como todo ultrassom, não dói. Demora-se, em torno de 15 a 20 minutos para o procedimento completo e é recomendado que se faça jejum de quatro a seis horas, para uma maior precisão na imagem“, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem.
Ele explica, também, que não é recomendado a ingestão de bebidas alcoólicas ou cafeína 24 antes do exame. Leve seus exames antigos no dia do procedimento para um melhor diagnóstico, se houver.
A elastografia hepática é indicada para todo o tipo de paciente, sem contraindicações. Este, por sua vez, para realizar o exame, deve ficar deitado para que o médico aplique um gel sobre a pele, que ajuda a deslizar melhor o transdutor.
No IAI, o resultado é entregue pela internet, pouco tempo após o exame.
Elastografia por ultrassom e ressonância
Este tipo de exame pode ser realizado através de duas tecnologias de diagnóstico: ultrassom ou ressonância magnética. A primeira é conhecida como elastografia ultrassônica shear-wave (ou de cisalhamento), que é baseada nos princípios do Fibroscan, uma técnica moderna de avaliação do grau de rigidez do fígado sem perfuração. É feito da mesma maneira que um ultrassom comum.
A elastografia por ressonância magnética utiliza um forte campo magnético e ondas de rádio para criar as imagens de órgãos e estruturas dentro do corpo humano.
Onde fazer elastografia hepática?
O Instituto Avançado de Imagem realiza elastografia hepática com todo o conforto e segurança que o paciente precisa. Clique aqui ou marque pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.
Fontes:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Sorry, the comment form is closed at this time.