Agosto Laranja: a importância da prevenção contra a esclerose múltipla
O mês de agosto é marcado Agosto Laranja, dedicado à conscientização sobre a esclerose múltipla (EM) e ao apoio aos pacientes que convivem com essa doença neurológica
A esclerose múltipla é uma condição crônica que afeta o sistema nervoso central, causando danos à mielina, substância que reveste as fibras nervosas. Essa doença pode resultar em sintomas diversos, como fraqueza muscular, fadiga, problemas de coordenação e até mesmo dificuldades cognitivas.
Por ser uma condição complexa, o diagnóstico de EM nem sempre é fácil. No entanto, com o auxílio do ultrassom vascular, médicos podem obter informações adicionais e cruciais para confirmar a suspeita de esclerose múltipla em seus estágios iniciais.
A avaliação do fluxo sanguíneo nos vasos cerebrais por meio do Doppler pode fornecer evidências importantes que auxiliam na detecção da doença e na tomada de decisões clínicas mais precisas.
Recentemente, estudos têm demonstrado avanços promissores no diagnóstico da esclerose múltipla, e o ultrassom vascular tem se destacado como uma ferramenta valiosa para o diagnóstico precoce da doença.
Pesquisadores e médicos especialistas têm investigado o uso do ultrassom vascular para analisar a vascularização cerebral, em busca de possíveis anormalidades associadas à esclerose múltipla.
A possibilidade de utilizar o ultrassom com Doppler para detectar indicações vasculares relacionadas à esclerose múltipla oferece um grande avanço no campo da neurologia.
Esse método não invasivo de imagem é capaz de fornecer imagens em tempo real, permitindo que médicos observem detalhadamente o fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos do cérebro e identifiquem possíveis alterações que possam sugerir a presença da doença.
“A detecção precoce da esclerose múltipla é de extrema importância, pois possibilita o início imediato do tratamento adequado. Com um diagnóstico mais rápido e preciso, os médicos podem adotar medidas terapêuticas específicas para controlar a progressão da doença e minimizar o impacto dos sintomas nos pacientes”, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).
Agosto laranja: mês da prevenção contra esclerose múltipla
A campanha Agosto Laranja tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a esclerose múltipla e seus desafios, além de ressaltar a importância do diagnóstico precoce e da disponibilidade de métodos avançados, como o ultrassom vascular, para auxiliar no diagnóstico e tratamento.
Saiba mais informações sobre a campanha no site oficial da campanha, organizado pela Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME).
Ultrassom com Doppler em casa
Conte com o Instituto Avançado de Imagem para fazer ultrassom com Doppler em São Paulo! Realizamos todo tipo de ultrassonografia (com exceção de ecocardiograma) com toda segurança e qualidade.
Você também pode fazer seu ultrassom com Doppler em casa com a mesma segurança do consultório. Levamos nosso equipamento portátil até o conforto do seu lar com a mesma qualidade.
Conheça o serviço de ultrassom home care em São Paulo aqui e marque sua consulta pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
Se preferir atendimento presencial, o IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP.
Fontes:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Ultrassom revela indicações vasculares de esclerose múltipla. Acesso em 20 de julho. Disponível em: http://www.interacaodiagnostica.com.br/noticias/Ultrassom-revela-indicacoes-vasculares-de-esclerose-multipla-2632#:~:text=A%20ultrassonografia%20revela%20fatores%20vasculares,Medical%20Imaging%20and%20Radiation%20Sciences%20.
Sorry, the comment form is closed at this time.