Atividade física na terceira idade: um guia para uma vida ativa e saudável
Para um envelhecimento saudável, a prática regular de atividades físicas é uma grande aliada na promoção da qualidade de vida dos mais velhos
Caminhar, correr, praticar musculação, bicicleta… se engana quem pensa que essas atividades destinam-se somente aos mais novos. Atualmente, as pessoas vivem mais – e não basta somente ter muitos anos de vida – é preciso viver com qualidade.
Contrariando ideias de antigamente, a atividade física na terceira idade não só é segura como também é fundamental para a manutenção da saúde global. Engajar-se na famosa “ginástica”, adaptada às capacidades individuais, é crucial para um envelhecimento ativo. Existem evidências científicas que comprovam os benefícios dessa prática, desde que realizada de maneira supervisionada e personalizada.
Benefícios da atividade física na terceira idade
Sabemos que se exercitar faz bem. Mas como a atividade física contribui para o bom funcionamento do nosso organismo? Conversamos com o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e diretor técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI) para falar sobre exercícios físicos e como os mais velhos podem começar agora a criar novos hábitos. Confira alguns benefícios:
1. Melhoria da mobilidade: Contrariando a ideia de que a idade reduz a capacidade de movimentação, a prática regular de exercícios contribui para a preservação e, muitas vezes, para a melhoria da mobilidade. “Atividades como caminhadas, alongamentos e exercícios de resistência ajudam a manter articulações flexíveis e músculos fortes. E não precisa ser, necessariamente, uma corrida cansativa e extensa, iniciar as atividades físicas respeitando o limite do seu corpo é fundamental”, explica o especialista.
2. Saúde cardiovascular: A saúde do coração é um aspecto crucial do bem-estar na terceira idade. O exercício cardiovascular, quando incorporado à rotina, fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e reduz o risco de doenças cardíacas.
3. Qualidade de vida: A prática regular de atividades físicas não se resume apenas aos benefícios físicos, mas também influencia positivamente na saúde mental e emocional. “A liberação de endorfinas durante o exercício contribui para a melhoria do humor, redução do estresse e aumento da qualidade de vida”, diz.
Atividade física na terceira idade: como começar
A mensagem é clara: nunca é tarde demais para começar a investir na própria saúde. Iniciar um programa de atividades físicas adaptadas às condições individuais é o primeiro passo para colher os benefícios duradouros que o exercício pode proporcionar na terceira idade.
Para aqueles que estão prestes a embarcar na jornada da atividade física na terceira idade, a palavra é moderação.
“Consulte um profissional de saúde para uma avaliação personalizada das condições físicas individuais. A escolha de atividades adaptadas, como caminhadas, natação leve ou exercícios de baixo impacto pode ser importante para construir uma base sólida. Além disso, a incorporação gradual de exercícios de resistência e flexibilidade promove um progresso consistente, evitando lesões”, aconselha.
Lembre-se, o segredo reside na consistência, na escuta atenta do corpo e na celebração de cada conquista, independentemente de quão pequena possa parecer. Ao dar esse primeiro passo com sabedoria, a jornada rumo a uma vida mais ativa e saudável na terceira idade se torna não apenas alcançável, mas também gratificante.
A escolha de atividades físicas para a terceira idade deve levar em consideração a saúde individual, preferências e níveis de condicionamento físico. Abaixo, separamos alguns exemplos de atividades que são geralmente consideradas seguras e benéficas para os idosos:
1. Caminhada: uma das formas mais simples e eficazes de exercício, que pode ser adaptada para diferentes intensidades e é fácil de incorporar à rotina diária.
2. Natação ou hidroginástica: atividades aquáticas proporcionam resistência sem impacto nas articulações, sendo suaves para os músculos e articulações.
3. Yoga: melhora a flexibilidade, equilíbrio e força, ao mesmo tempo que promove uma sensação de relaxamento e bem-estar.
4. Exercícios de resistência com pesos leves: fortalecem os músculos, melhoram a densidade óssea e ajudam a prevenir a perda de massa muscular.
5. Pedalar: exercícios em bicicleta estacionária ou ao ar livre são gentis nas articulações e oferecem uma ótima opção cardiovascular.
6. Alongamento: atividades simples de alongamento ajudam a manter a flexibilidade e reduzem a rigidez muscular.
7. Dança: “balançar o esqueleto” pode ser uma maneira divertida de se exercitar, melhorar a coordenação e a saúde cardiovascular.
8. Pilates: focado no fortalecimento do core e na melhoria da postura, é uma opção de baixo impacto.
Lembrando sempre que é crucial consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios, para garantir que as atividades escolhidas sejam seguras e adequadas às condições individuais.
Faça exames de imagem em casa
O Instituto Avançado de Imagem está do seu lado, há mais de 20 anos em São Paulo, cuidando da sua saúde com a qualidade e segurança que você precisa. Para marcar agora um exame de imagem conosco, clique aqui ou marque pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.
Fonte:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Sorry, the comment form is closed at this time.