Tudo o que você precisa saber sobre o ultrassom da tireoide
Indolor, o exame ajuda a diagnosticar nódulos e cistos na glândula e é uma excelente ferramenta para acompanhar outras doenças
Seu médico indicou para você fazer ultrassom de tireoide… mas o que é isso? Neste texto, vamos abordar tudo sobre o exame e sua função na medicina. Para isso, é preciso entender: afinal, o que é a tireoide?
A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada no pescoço, que produz hormônios essenciais para regular o metabolismo do corpo, controlando funções como crescimento, desenvolvimento e taxa metabólica basal. Ela está sujeita a diversas disfunções, incluindo o hipertireoidismo (excesso de hormônios), hipotireoidismo (falta de hormônios), nódulos, cistos e até mesmo o câncer.
Doenças autoimunes, inflamações e desequilíbrios hormonais são algumas das causas das diversas patologias que podem acometer a tireoide.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais de 13 mil novos casos de câncer de tireoide sejam diagnosticados por ano no Brasil. O primeiro passo para investigar a doença é ir ao médico, que deverá pedir o ultrassom de tireoide.
O que é o ultrassom da tireoide?
O ultrassom da tireoide é um exame simples e indolor que utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens detalhadas da glândula. Essas imagens permitem aos médicos avaliar o tamanho, a forma e a textura da tireoide, além de identificar a presença de nódulos, cistos e outras alterações.
“Na maioria das vezes, os nódulos na tireoide costumam ser silenciosos, ou seja, não apresentam sintomas. Mas costumam ser diagnosticados ‘acidentalmente’ em nossas consultas, por alguma avaliação por imagem na região cervical, por exemplo”, conta o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e diretor técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).
CONFIRA NOSSA PÁGINA ESPECIAL SOBRE ULTRASSOM!
Para que serve o ultrassom da tireoide?
O ultrassom da tireoide é fundamental para:
- Diagnosticar doenças da tireoide: como nódulos, cistos, inflamações e câncer.
- Acompanhar o tratamento de doenças: Avaliar a resposta ao tratamento e monitorar a evolução da doença.
- Orientar o tratamento cirúrgico: Auxiliar na definição do tamanho e da localização da lesão a ser removida.
O exame é rápido e não invasivo: o paciente deita-se em uma maca e um gel é aplicado sobre o pescoço para facilitar a transmissão das ondas sonoras. Um transdutor é passado sobre a região, emitindo as ondas sonoras e captando os ecos, que são transformados em imagens em um monitor.
O ultrassom da tireoide é um exame indolor. A sensação é similar a uma massagem suave.
“O exame não causa desconforto ao paciente e costuma durar entre 20 a 30 minutos. Com ele, podemos identificar: nódulos, que são pequenas massas sólidas; cistos, que são bolsas cheias de líquidos e inflamações na glândula. Também é possível avaliar o tamanho e a forma da tireoide, que indicam doenças como hipertireoidismo ou hipotireoidismo”, diz.
Onde realizar o exame?
O Instituto Avançado de Imagem está com você em todos os momentos. Para diagnósticos como ultrassom peniano com TEFI, ultrassom com Doppler, ultrassom transcraniano, biópsia e ultrassom dermatológico de alta frequência, conte conosco com toda a segurança e qualidade que você merece. Fazemos atendimento domiciliar em toda grande São Paulo.
Conheça o serviço de ultrassom home care em São Paulo e marque sua consulta pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
Se preferir atendimento presencial, o IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP.
Fontes:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512 / RQE 45534
Tireoide. Acesso em 12 de setembro de 2024. Disponível em: https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/tireoide#:~:text=As%20proje%C3%A7%C3%B5es%20do%20Instituto%20Nacional,mulheres%20do%20que%20em%20homens.
Sorry, the comment form is closed at this time.