Biópsia de câncer de mama guiada por ultrassom: tudo o que você quer saber
O exame pode diagnosticar a natureza dos nódulos mamários e permite uma abordagem adequada contra a doença
A detecção precoce do câncer de mama tem um impacto significativo na sobrevida e na qualidade de vida das pacientes. Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as opções de tratamento disponíveis e menores são as chances de disseminação para outras partes do corpo.
O câncer de mama em estágio inicial muitas vezes não apresenta sintomas evidentes, tornando a realização regular de exames de ultrassom mamário uma prática fundamental para a saúde das mulheres. O ultrassom é uma ferramenta não invasiva, segura e eficaz para identificar alterações suspeitas nas mamas, permitindo que a biópsia guiada por ultrassom seja realizada quando necessário.
A biópsia guiada por ultrassom é uma técnica não invasiva e poderosa aliada dos médicos radiologistas no diagnóstico do câncer de mama.
Como é a biópsia de mama
Durante o procedimento, a paciente é posicionada de forma confortável e o médico aplica um gel transparente na área a ser examinada. Em seguida, o ultrassom é utilizado para criar imagens detalhadas do nódulo mamário suspeito, proporcionando uma visão interna do tecido. Essas imagens permitem que o médico identifique com precisão a localização exata do nódulo e selecione o melhor ponto para realizar a biópsia.
“Por meio de uma agulha especial, são coletadas pequenas amostras de tecido do nódulo, que serão posteriormente analisadas. Essa análise revelará se o nódulo é maligno ou benigno, fornecendo informações cruciais para o planejamento adequado do tratamento”, explica o médico radiologista Dr. Armênio Mekhitarian, diretor técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).
A biópsia guiada por ultrassom é uma técnica que permite avaliar de forma precisa e minimamente invasiva nódulos mamários suspeitos. “Com a utilização do ultrassom, podemos visualizar detalhes internos dos tecidos, o que aumenta consideravelmente nossa capacidade de diagnóstico. Essa abordagem é essencial para confirmar a presença de câncer de mama em estágio inicial, possibilitando um tratamento mais direcionado e efetivo para nossas pacientes”, diz.
Ainda que seja um exame relativamente simples, a biópsia pode ter algum tipo de contraindicação, dependendo do paciente. Converse com seu médico para avaliar possíveis riscos e complicações.
Os preparativos para o exame dependem da localidade. Confira o preparo de todas as áreas do corpo aqui.
O Instituto Avançado de Imagem realiza biópsias há mais de 20 anos em São Paulo com a qualidade e segurança que você precisa. Para marcar agora uma biópsia conosco, clique aqui ou marque pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.
Fontes:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Sorry, the comment form is closed at this time.