5 curiosidades sobre Ultrassom que (provavelmente) você não sabia

O exame de imagem é utilizado para avaliar órgãos internos do corpo humano através de ondas de alta frequência

Ultrassom: um dos exames mais utilizados no mundo nos acompanha em diversas fases da vida: durante a gravidez – no acompanhamento pré-natal – , seja para algum acompanhamento médico ou diagnóstico.

O exame de imagem, que é indolor e indicado para qualquer tipo de paciente, avalia as condições dos órgãos internos do corpo humano a partir de ondas sonoras de alta frequência, cujo ouvido humano é incapaz de ouvir.

Para aprender e conhecer um pouco mais do Ultrassom, separamos abaixo cinco grandes curiosidades sobre esse importante exame. Confira!

#5 O exame é muito seguro

Uma das vantagens da ultrassonografia é que não há riscos envolvidos. Ou seja, qualquer pessoa pode fazê-lo pois o Ultrassom não usa radiação (como o raio-x) ou qualquer outra substância que possa oferecer algum perigo.

Para avaliar a situação dos órgãos internos, o transdutor do Ultrassom usa ondas sonoras de alta frequência para obter as imagens. Essa ondas são refletidas no transdutor e transmitidas na tela.

#4 É fundamental para o acompanhamento pré-natal

Como você já viu, o ultrassom exerce um papel muito importante no acompanhamento da gravidez.

É com esse exame em que se é possível saber o sexo biológico do bebê, assim como acompanhar o crescimento e possíveis problemas na formação do bebê.

#3 Existem diferentes tipos de ultrassom e transdutores

A depender do exame solicitado, o transdutor, ou seja, o aparelho que converte as ondas de alta frequência em imagens, pode variar. Cada transdutor é criado para uma parte específica do corpo e o médico decidirá qual aparelho é apropriado para aquela parte do corpo.

Os modelos mais conhecidos são o linear, convexo e endocavitário. O linear é usado para estruturas superficiais, como tireoide, mama e testículos; o transdutor convexo é usado para estruturas mais profundas, como na gravidez e para analisar órgãos abdominais que exigem um campo de visão maior e frequência mais baixa. O formato endocavitário é utilizado para exames de Ultrassom endovaginais ou transretais, para avaliar o sistema reprodutor feminino, masculino ou o fim do intestino.

#2 Ultrassom com Doppler pode avaliar suas artérias

As ondas de alta frequência do ultrassom são imperceptíveis ao ouvido humano (sabia que cães e gatos podem ouvi-lo?) e sua precisão é tão impressionante que existe a variação mais detalhada do exame: o Doppler. Esse tipo de exame de imagem ajuda a visualizar o movimento do sangue nos vasos sanguíneos do corpo e pode visualizar veias e artérias de qualquer parte – incluindo o cérebro.

#1 Ultrassom pode ser feito em casa – sem mesmo sair da cama!

A tecnologia avançou bastante e os aparelhos mais modernos de Ultrassom podem ser transportados para qualquer lugar. Por ser muito seguro e não apresentar riscos, pode ser feito dentro de clínicas de repouso, hospitais,  domicílios e empresas, a depender da mobilidade e conforto do paciente.

O Instituto Avançado de Imagem oferece ultrassom em domicílio há mais de 20 anos com toda a segurança de um consultório. Para marcar seu horário, clique aqui.

Conte com o Instituto Avançado de Imagem para fazer seus exames de Ultrassom em São Paulo! Realizamos todo tipo de ultrassonografia (com exceção de ecocardiograma) com toda segurança e qualidade.

Fontes:

Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512

Tire todas suas dúvidas sobre ultrassom e preparos para o exame aqui!
Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Logo