Profissional é responsável pelo diagnóstico de doenças através do uso de métodos baseados em imagem, como ultrassom, tomografia, radiografia e ressonância magnética.
Neste 18 de outubro, celebra-se o Dia do Médico, uma data para homenagear essa profissão tão importante e necessária, ainda mais em tempos de pandemia.
O médico é o profissional que trabalha com prevenção e cura de doenças, orientando o paciente para a promoção da saúde, diagnóstico e tratamento de qualidade. Como a Medicina possui diversas áreas de conhecimento, os médicos especializam-se em assuntos específicos, como ginecologia (saúde da mulher), cardiologia (coração), radiologia e diagnósticos por imagem, entre muitos outros.
Mas afinal, você sabe o que faz um Médico Radiologista e qual sua importância para a jornada global de tratamento do paciente?
Médico Radiologista: o que faz
“Nosso trabalho é fazer diagnóstico ou leitura de exames de imagens que podem ser geradas por aparelhos que utilizam algum tipo de radiação, sinal magnético ou ondas ultrassônicas, como o ultrassom e Doppler“, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).
“Somos responsáveis por avaliar as informações recebidas pelos equipamentos – como os de ultrassom, ressonância, tomografia -, orientar o paciente e escrever o laudo, um documento que expressa o que foi visto no exame e orientando o que pode ser feito”, conta.
Em seu dia a dia, o Médico Radiologista pode fazer exames como ultrassom morfológico, biópsias, ressonâncias, tomografias, raios-X, entre outros. Ele é o especialista que pode dar diagnóstico, propor intervenções médicas ou sugerir algum tipo de tratamento.
“É uma especialidade fundamental para a medicina diagnóstica e requer, além dos estudos tradicionais da profissão, conhecimentos práticos importantes para manusear com precisão os equipamentos e garantir o diagnóstico completo para o paciente“, diz.
A partir do laudo de um Médico Radiologista é possível determinar a necessidade de uma cirurgia médica, assim como possibilita que algumas enfermidades sejam tratadas da forma menos invasiva possível, com a atuação de procedimentos de radiologia intervencionista guiados por imagem.
A especialidade faz parte do grupo das dez mais procuradas para fazer Residência Médica no Brasil. Segundo informações do estudo Demografia Médica no Brasil, existem 14.225 médicos radiologistas no país (dados de 2020).
O Instituto Avançado de Imagem disponibiliza cursos para médicos radiologistas e de outras especialidades aprimorarem seus conhecimentos práticos em Doppler. Para conhecê-los, clique aqui.
Fontes:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
https://www.sanarmed.com/radiologia-residencia-mercado-de-trabalho-atuacao-salario
Sorry, the comment form is closed at this time.