Exames de imagem: o que há de novo na medicina diagnóstica
Inovações revolucionárias nos exames de imagem abrem caminho para diagnósticos mais precisos e tratamentos eficazes na medicina
Você já teve a oportunidade de perguntar para seus avós como eram os exames no passado? E na época mais antiga, como as pessoas buscavam por diagnósticos mais precisos? Impulsionada por avanços tecnológicos que prometem aprimorar o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, a medicina diagnóstica – em especial os exames de imagem, como o tão famoso ultrassom, ressonância, tomografia – mudou muito ao longo das décadas.
Hoje é possível visualizar a condição de órgãos em tempo real, acompanhar o crescimento de uma criança com riqueza de detalhes e até mesmo mapear o cérebro do paciente. Tudo com muita segurança e ciência.
Batemos um papo com o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e diretor técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI) para explorar as fronteiras dessas inovações e compreender como estão moldando o futuro da prática médica.
Exames de imagem na medicina
“A ultrassonografia, uma tecnologia relativamente nova, atingiu um patamar de resolução que anteriormente parecia inatingível“, diz o especialista. “Essa melhoria não apenas acelera diagnósticos, mas também eleva a precisão das intervenções médicas, representando um avanço significativo na medicina diagnóstica e representando uma parte importante e relevante para o tratamento do paciente”.
Uma inovação de destaque é a elastografia por ultrassom e ressonância magnética (ERM). A técnica permite uma avaliação mais detalhada da elasticidade dos tecidos, proporcionando uma diferenciação mais precisa entre lesões benignas e malignas.
Quando falamos sobre Doppler, as melhorias também são notáveis. “Com o Doppler colorido e Doppler de amplitude, obtemos uma visão mais abrangente do fluxo sanguíneo, elevando a precisão nos diagnósticos de condições cardiovasculares“, explica.
Medicina diagnóstica e IA
Os exames de imagem na medicina estão alcançando um novo patamar com a incorporação da inteligência artificial (IA). Na ultrassonografia, a IA acelera diagnósticos e destaca padrões imperceptíveis, especialmente em avaliações de órgãos vitais. Na elastografia por ressonância magnética (ERM), por exemplo, a parceria com a IA potencializa a diferenciação entre lesões benignas e malignas, proporcionando diagnósticos mais precisos. Essa revolução na análise de imagens não só otimiza o tempo de resposta, mas também representa um salto qualitativo na detecção precoce de condições críticas, redefinindo os padrões de cuidado médico.
Faça exames de imagem em casa
O Instituto Avançado de Imagem está do seu lado, há mais de 20 anos em São Paulo, cuidando da sua saúde com a qualidade e segurança que você precisa. Para marcar agora um exame de imagem conosco, clique aqui ou marque pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.
Fonte:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Sorry, the comment form is closed at this time.