Elastografia hepática: tudo o que você precisa saber
Exame não invasivo avalia o grau de fibrose do fígado, e pode diagnosticar doenças como hepatite, gordura no fígado e cirrose
Você sabe o que é a elastografia hepática? O exame de imagem é indicado para verificar a presença de fibrose localizada no fígado, condição essa que reduz o fluxo sanguíneo no órgão. Geralmente é ocasionada em decorrência de doenças hepáticas, como hepatite, gordura e câncer no fígado e cirrose, por exemplo.
Quando mais cedo a doença for diagnosticada, maior é a chance de um bom tratamento para diminuir os efeitos da fibrose.
Neste texto, vamos explicar como funciona o exame e para quem é indicado com informações do Dr. Armênio Mekhitarian, médico Radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem.
Como funciona a elastografia?
“O exame funciona como um ultrassom abdominal, não dói nada e dura entre 30 a 40 minutos. O preparo para a elastografia é fazer jejum de seis horas, para que a imagem seja mais precisa. Também não é recomendado a ingestão de bebidas alcoólicas ou cafeína 24 antes do exame“, diz o Dr. Armênio.
A elastografia hepática é indicada para todo o tipo de paciente, sem contraindicações.
Quais tipos de elastografia existem?
A elastografia hepática pode ser realizada por ultrassom ou por ressonância magnética. A primeira, conhecida como elastografia ultrassônica shear-wave, baseada nos princípios do Fibroscan, usa ondas sonoras para medir a rigidez do tecido hepático. A segunda usa ímãs e ondas de rádio para criar imagens de órgãos e estruturas dentro do corpo.
Em alguns casos, o médico pode indicar elastografia hepática associado a uma biópsia, para um diagnóstico mais específico. Dica: antes de realizar o exame, leve exames laboratoriais e biópsias anteriores que tenham relação com o possível diagnóstico.
O Instituto Avançado de Imagem realiza a elastografia hepática por ultrassom.
Para quais doenças a elastografia hepática é indicada?
“Doenças como cirrose, câncer e gordura no fígado, colangite esclerosante primária e hepatite podem ser diagnosticadas através de uma elastografia“, explica.
“O acúmulo de gordura no fígado, a esteatose hepática, é uma condição clínica atualmente muito comum, que pode evoluir para cirrose hepática e a elastografia por ultrassom pode contribuir para avaliar essa condição”, conclui o Dr. Armênio.
Onde posso fazer elastografia hepática?
O Instituto Avançado de Imagem realiza elastografia hepática com todo o conforto e segurança que o paciente precisa. Clique aqui ou marque pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.
Fontes:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Sorry, the comment form is closed at this time.