Uma médica está fazendo o exame de ultrassom nua grávida, que segura na mão de seu esposo. Ela está deitada e só é possível ver sua barriga e mãos, assim como só é possível ver as mãos do esposo. Ao fundo da foto, é possível ver a tela do ultrassom;

Ultrassom: o que é o exame e qual sua importância

Criado em 1940, o exame de ultrassonografia utiliza ondas sonoras que ajudam a investigar por dentro do nosso corpo em tempo real

Você provavelmente já fez pelo menos um exame de ultrassom na sua vida. Muito popular, a técnica diagnóstica é completamente inofensiva e não traz nenhum efeito colateral – seja para o paciente, seja para o médico. Mas você sabe o que é ultrassom e como funciona?

O exame de ultrassonografia é um método diagnóstico com imagem que usa ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar órgãos internos do corpo humano.

Com o aparelho, é possível analisar a estrutura, vascularização e funcionamento normal ou anormal de órgãos e partes do corpo.

As ondas ultrassônicas usadas no exame do ultrassom são frequências sonoras muito altas, acima de 1 MHz, isto é, um milhão de Hz, cujo ouvido humano não consegue ouvir.

Ultrassom: como funciona

Através de um aparelho chamado transdutor, é possível emitir e captar as ondas que, em contato com a pele do paciente, consegue entender as informações e produzir a imagem na tela.

Fazendo um comparativo muito simples, o ultrassom consegue enxergar nosso corpo através de ondas sonoras. Dessa forma, o médico consegue avaliar, pelas imagens, o estado do órgão que necessita de atenção. Como é um exame seguro e indolor, é muito usado para acompanhar a gravidez desde o pré-natal, por exemplo, com total segurança”, diz Dr. Armênio Mekhitarian, Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).

O especialista realiza o exame há mais de 20 anos e dá dicas para quem tem receio do ultrassom. “O diagnóstico pode levar de 10 a 30 minutos, dependendo da área analisada. É feito com a utilização de um gel neutro e aquecido, que faz contato com a área a ser examinada, permitindo a transmissão das ondas do ultrassom sem dor alguma!”, conta.

 

Preparos na hora do ultrassom

No geral, a ultrassonografia não exige preparação. Para quem vai fazer o exame na região abdominal, é recomendado fazer jejum e ingerir bastante água antes do procedimento.

Adornos metálicos são permitidos desde que não interfiram na área analisada, e pessoas que usam DIU ou próteses internas podem realizar o ultrassom sem problemas.

Conheça todos os preparos para os tipos de ultrassom aqui!

O ultrassom pode ser feito em quase toda área do corpo humano e é indicado para pacientes de qualquer idade.

No Instituto Avançado de Imagem, oferecemos ultrassom morfológico, abdominal, mama, tireoide, testículos, endovaginal, pélvico, próstata, articulações, músculos, olhos, pele, parede abdominal, vasos sanguíneos (venoso, arterial, carótidas, aorta, ilíacas, dos rins, fígado…), ultrassom transvaginal, transcraniano, peniano, transretal, endoanal e muitos outros.

Com o avanço da tecnologia, é possível até mesmo fazer ultrassom em casa.

No Instituto Avançado de Imagem, levamos nosso equipamento portátil até seu domicílio para fazer o exame de imagem com a mesma segurança de um hospital.

Conheça o serviço de ultrassom home care em São Paulo aqui e marque sua consulta pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.

Se preferir atendimento presencial, o IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP.

Fontes:

Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512

História de John J. Wild, precursor do ultrassom (artigo em inglês).

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Logo