Outubro rosa: atente-se aos sinais e sintomas e faça seus exames
No mês de conscientização ao câncer de mama, previna-se contra a doença que, se detectada cedo, tem até 95% de chances de cura
Outubro Rosa: segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre os anos 2020 e 2022 são esperados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Entre os casos oncológicos, é o segundo mais comum entre mulheres, atrás apenas dos tumores de pele não-melanoma.
Quando detectado inicialmente, o câncer de mama pode ter até 95% de chances de cura. Por isso, o mês de outubro ganha a cor rosa para chamar atenção ao tema e conscientizar mulheres a fazerem a buscarem orientação médica.
Outubro rosa: quais exames devo fazer?
“Mulheres que já têm histórico familiar de câncer de mama devem fazer exames regularmente. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda fazer, anualmente, uma mamografia por ano a partir dos 40 anos de idade. Mas cada caso deve ser analisado individualmente com seu médico ginecologista e outros exames podem ser solicitados para um diagnóstico mais preciso“, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).
Alguns fatores de risco podem chamar atenção para a doença, como: idade acima dos 50 anos, alimentação rica em gordura e açúcar, hábitos como fumar e ingestão de álcool e sedentarismo são alguns dos exemplos que podem contribuir para o risco de desenvolver câncer de mama.
“É muito importante que a mulher mantenha um estilo de vida saudável e faça sempre os exames periódicos. Estar atenta ao corpo é fundamental para que o câncer seja detectado logo no início, aumentando as chances de cura“, diz.
Câncer de mama: sintomas
Inchaço em alguma parte da mama, irritação na pele, saída de secreção e dor no mamilo, por exemplo, podem ser indícios de um possível câncer. Em caso de qualquer anormalidade com a mama, consulte um médico.
“Um dos exames que pode ser pedido na fase inicial de rastreamento da doença é o ultrassom das mamas, que auxilia a diferenciar nódulos sólidos e cistos. Caso seja avaliado algo anormal, o médico pode recomendar exames mais detalhados, como mamografia, ressonância e biópsias“, conta o Dr. Armênio.
O ultrassom da mama é um exame de imagem completamente indolor e não invasivo. Confira mais sobre os preparos e demais informações neste link.
Durante o diagnóstico, uma biópsia pode ser solicitada pelo seu médico, um procedimento que ajuda a esclarecer e determinar a natureza do tumor – se é benigno ou maligno. Conheça aqui o exame.
“A prevenção é o fator chave para diminuir a ocorrência de câncer de mama. Mulheres de todas as idades devem se atentar a essas doenças e não deixar a saúde de lado”, finaliza o especialista.
Ultrassom das mamas em casa
Você sabia que é possível fazer ultrassom das mamas no conforto do seu lar e com a mesma segurança de uma clínica/hospital? Acesse aqui para marcar e contar com o serviço do Instituto Avançado de Imagem.
Clique aqui ou marque pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.
Fontes:
Inca: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf. Acesso em 4 de outubro de 2022.
Sociedade Brasileira de Mastologia: https://sbmastologia.com.br/sociedades-medicas-brasileiras-recomendam-mamografia-anual-a-partir-dos-40-anos/. Acesso em 4 de outubro de 2022.
Sorry, the comment form is closed at this time.