Outubro Rosa: quais exames ajudam a diagnosticar o câncer de mama?
Neste mês de prevenção, autoexame e ultrassom podem ser aliados iniciais para diagnóstico precoce da doença
O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre mulheres em todo o mundo. No Brasil, este tipo de tumor é o mais incidente nas mulheres (desconsiderando os tumores não-melanoma).
No ano passado, em 2023, foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No entanto, com a detecção precoce e os avanços na medicina, a taxa de sobrevivência tem aumentado consideravelmente. Neste mês de prevenção, conversamos com o médico radiologista Dr. Armênio Mekhitarian, que possui mais de 20 anos de experiência em exames de imagem, para explicar os principais exames para diagnosticar câncer de mama.
Ultrassom: exame complementar à mamografia, frequentemente usado para avaliar áreas suspeitas detectadas na mamografia. O procedimento utiliza de ondas sonoras para criar imagens das mamas, oferecendo uma visão mais detalhada das alterações. “Sempre importante lembrar que o ultrassom não é desconfortável como a mamografia, e é indicado para qualquer pessoa”, conta o médico.
Mamografia: um dos mais conhecidos e utilizados exames na detecção do câncer de mama. É um tipo de radiografia que permite a visualização das estruturas internas das mamas. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente como parte de um programa de rastreamento.
Ressonância magnética: mais sensível do que a mamografia e a ultrassonografia, sendo recomendada para mulheres com alto risco de câncer de mama, histórico familiar da doença ou casos específicos. É um exame mais caro e menos comum, geralmente realizado quando há indicação médica.
Prevenção: é fundamental destacar que a prevenção é o pilar central na luta contra o câncer de mama. “A adoção de um estilo de vida saudável, a prática regular de exercícios, uma alimentação balanceada e a redução de fatores de risco, como o consumo excessivo de álcool e tabagismo, são medidas cruciais na prevenção”, explica o especialista.
Além disso, o diagnóstico precoce através dos exames mencionados acima desempenha um papel vital na busca por uma maior taxa de cura. Quando o câncer de mama é detectado em estágios iniciais, as opções de tratamento são mais eficazes e as chances de recuperação plena são significativamente maiores.
Cada diagnóstico é único e a orientação médica é fundamental para determinar a melhor estratégia de detecção e prevenção do câncer de mama.
Faça Ultrassom em casa
Você sabia que é possível fazer Ultrassom das mamas em casa? Com a mesma segurança da clínica, o serviço é indicado para aqueles pacientes que têm dificuldade de locomoção ou apenas desejam mais conforto na hora do exame em domicílio.
No Instituto Avançado de Imagem, o Ultrassom é oferecido em nosso consultório ou no formato home care. Veja aqui como funciona o serviço de exame em casa e marque seu exame. Se preferir, mande uma mensagem em nosso WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
Se quiser atendimento presencial, o IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP.
Fontes:
Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Dados e números sobre o câncer de mama, Instituto Nacional de Câncer. Acesso em 3 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/dados_e_numeros_site_cancer_mama_setembro2022.pdf
Sorry, the comment form is closed at this time.